12
PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
GARANTIR PADRÕES DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS
Pontuação global do ODS 12
Lisboa
Grande Lisboa
Grande Lisboa
Municípios Comparáveis
PORTUGAL
 
Informação não disponível
 
2024
Meta 12.4 - Até 2020, alcançar a gestão ambientalmente saudável dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos interciois acordados, e reduzir significativamente a libertação destes para o ar, água e solo, minimizar os seus impactos negativos sobre a saúde huma e o meio ambiente
Meta 12.5 - Até 2030, reduzir substancialmente a produção de resíduos através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização
Fechar

O consumo e a produção sustentáveis promovem a utilização eficiente dos recursos naturais e da energia, infraestruturas sustentáveis, e o acesso a todos aos serviços básicos, a empregos verdes e decentes, e a uma boa qualidade de vida. As suas implementações contribuem para alcançar os planos de desenvolvimento geral, reduzir custos económicos, ambientais e sociais futuros, fortalecer a competitividade económica e reduzir a pobreza.

\r\n

O consumo e a produção sustentáveis procuram «fazer mais e melhor com menos», aumentando os benefícios socioeconómicos das atividades económicas, reduzindo o uso dos recursos, a degradação e a poluição ao longo do ciclo de vida, enquanto melhora a qualidade de vida. Envolvem as várias partes interessadas, como empresas, consumidores, legisladores, investigadores, cientistas, retalhistas, media, e agências de cooperação para o desenvolvimento, entre outros.

\r\n

Necessitam também de uma abordagem sistémica e da cooperação entres os diferentes atores na cadeia de abastecimento, dos produtores aos consumidores. Isto implica o envolvimento dos consumidores através da sensibilização e da educação sobre consumo e estilos de vida sustentáveis, fornecendo-lhes informação adequada através normas e etiquetagem, entre outras.

\r\n

Fonte: ONU, https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-consumption-production/

Fechar

Cálculo da pontuação global do ODS

O valor de cada ODS é a média aritmética dos valores das metas que o constituem. Estes, por sua vez, correspondem à média aritmética dos valores dos indicadores que compõem cada meta.

Os indicadores e metas que compõem o ISM variam entre edições. Por isso, a pontuação global de um ODS numa edição não é comparável com a sua pontuação numa outra edição. Para permitir ao utilizador observar a evolução do município, a cada edição, é calculado novamente a pontuação global do ODS para o ano prévio, com base nas características da edição atual.

A título de exemplo, o valor de 2018 apresentado no gráfico de pontuação global do ODS da edição 2019, não corresponde ao valor de 2018 que se encontra na edição desse ano. Efetivamente, o valor 2018 do ISM 2019 corresponde ao valor que teria obtido o município no ISM 2018 com os indicadores utilizados na edição 2019.

Sistema de setas

A partir da edição ISM 2019, disponibiliza-se um sistema de setas para classificar a evolução do município quanto a cada indicador e ODS. O significado das setas, para indicadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o seguinte:

Descrição das setas que indicam o progresso dos municípios para os objetivos de 2030
SetaDescrição
O município está a caminho das metas 2030, e a evolução é suficiente para as atingir
O município está no bom caminho para as metas 2030, mas não conseguirá atingi-las se permanecer com esta evolução
O município não está a realizar progressos significativos para as metas 2030
O município está a dirigir-se no caminho errado relativamente às metas 2030
O município está longe do caminho das metas 2030