1
ERRADICAR A POBREZA
ERRADICAR A POBREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS, EM TODOS OS LUGARES
Pontuação global do ODS 1
Lisboa
Área Metropolitana de Lisboa
Municípios Comparáveis
PORTUGAL
 
2019
 
2023
Meta 1.2 - Até 2030, reduzir pelo menos para metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais
Meta 1.4 - Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os mais pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais no acesso aos recursos económicos, bem como no acesso aos serviços básicos, à propriedade e controlo sobre a terra e outras formas de propriedade, à herança, aos recursos naturais, às novas tecnologias e aos serviços financeiros, incluindo microfinanciamento
Meta 1.b - Criar enquadramentos políticos sólidos ao nível nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento em prol dos mais pobres e sensíveis às questão da igualdade do género, para apoiar a aceleração do investimento em ações de erradicação da pobreza
Fechar

Erradicar a pobreza

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

A pobreza extrema a nível mundial diminuiu para menos de metade desde 1990. Embora isto seja um feito extraordinário, uma em cada cinco pessoas nas regiões em desenvolvimento continuam a viver com menos de $1.90 por dia, milhões de pessoas ganham pouco mais do que esse valor por dia, e muitos correm o risco de voltar a uma situação de pobreza.

A pobreza não se resume à falta de rendimentos ou recursos para garantir meios de subsistência. A pobreza manifesta-se de diversas formas como a fome, a malnutrição ou a falta de uma habitação digna.Manifesta-se também no acesso limitado à educação, à saúde, aos serviços financeiros e às novas tecnologias. Verifica-se na discriminação e exclusão social, assim como na falta de participação nos processos de tomada de decisão.

O crescimento económico deve ser inclusivo para garantir empregos sustentáveis e promover a igualdade.

Fonte: ONU, https://www.un.org/sustainabledevelopment/poverty/

Fechar

Cálculo da pontuação global do ODS

O valor de cada ODS é a média aritmética dos valores das metas que o constituem. Estes, por sua vez, correspondem à média aritmética dos valores dos indicadores que compõem cada meta.

Os indicadores e metas que compõem o ISM variam entre edições. Por isso, a pontuação global de um ODS numa edição não é comparável com a sua pontuação numa outra edição. Para permitir ao utilizador observar a evolução do município, a cada edição, é calculado novamente a pontuação global do ODS para o ano prévio, com base nas características da edição atual.

A título de exemplo, o valor de 2018 apresentado no gráfico de pontuação global do ODS da edição 2019, não corresponde ao valor de 2018 que se encontra na edição desse ano. Efetivamente, o valor 2018 do ISM 2019 corresponde ao valor que teria obtido o município no ISM 2018 com os indicadores utilizados na edição 2019.

Sistema de setas

A partir da edição ISM 2019, disponibiliza-se um sistema de setas para classificar a evolução do município quanto a cada indicador e ODS. O significado das setas, para indicadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o seguinte:

Descrição das setas que indicam o progresso dos municípios para os objetivos de 2030
SetaDescrição
O município está a caminho das metas 2030, e a evolução é suficiente para as atingir
O município está no bom caminho para as metas 2030, mas não conseguirá atingi-las se permanecer com esta evolução
O município não está a realizar progressos significativos para as metas 2030
O município está a dirigir-se no caminho errado relativamente às metas 2030
O município está longe do caminho das metas 2030