13
AÇÃO CLIMÁTICA
ADOTAR MEDIDAS URGENTES PARA COMBATER AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E OS SEUS IMPACTOS
Pontuação global do ODS 13
Lisboa
Grande Lisboa
Grande Lisboa
Municípios Comparáveis
PORTUGAL
 
Informação não disponível
 
2024
Meta 13.1 - Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais em todos os países
Meta 13.2 - Integrar medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais
Meta 13.3 - Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas
Meta 13.a - Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas [UNFCCC, em inglês] de mobilizarem, em conjunto, 100 mil milhões de dólares por ano, a partir de 2020, a partir de variadas fontes, de forma a responder às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações significativas de mitigação e implementação transparente; e operacionalizar o Fundo Verde para o Clima por meio da sua capitalização o mais cedo possível
Fechar

As alterações climáticas estão a prejudicar todos os países em todos os continentes. Perturbam as economias nacionais e afetam a vida das pessoas, comunidades e países de maneira significativa hoje, e ainda mais no futuro.

\r\n

As pessoas estão a experimentar diretamente as consequências das alterações climáticas, que incluem mudanças nos padrões de clima, aumento do nível do mar e aumento da frequência de fenómenos meteorológicos extremos. A emissão de gases de efeito estufa resultante da atividade humana continua a subir e está agora no seu nível máximo de sempre. Se não atuarmos, a temperatura média da superfície do planeta deverá aumentar cerca 3 graus centígrados este século. As pessoas mais pobres e vulneráveis serão as mais prejudicadas.

\r\n

Temos hoje, soluções disponíveis e viáveis para que os países possam evoluir para economias mais resilientes e amigas do ambiente. O ritmo da mudança está a acelerar à medida que mais e mais pessoas estão a virar-se para as energias renováveis e outras medidas de redução de emissões e adaptação às mudanças.

\r\n

A mudança de clima é um desafio global, que não respeita as fronteiras. Emissões em qualquer lado afetam as pessoas em todo lado. É um problema que necessita soluções coordenadas ao nível internacional, e uma cooperação internacional para ajudar os países em desenvolvimento a evoluir para uma economia de baixo carbono.

\r\n

Fonte: ONU, https://www.un.org/sustainabledevelopment/climate-change-2/

Fechar

Cálculo da pontuação global do ODS

O valor de cada ODS é a média aritmética dos valores das metas que o constituem. Estes, por sua vez, correspondem à média aritmética dos valores dos indicadores que compõem cada meta.

Os indicadores e metas que compõem o ISM variam entre edições. Por isso, a pontuação global de um ODS numa edição não é comparável com a sua pontuação numa outra edição. Para permitir ao utilizador observar a evolução do município, a cada edição, é calculado novamente a pontuação global do ODS para o ano prévio, com base nas características da edição atual.

A título de exemplo, o valor de 2018 apresentado no gráfico de pontuação global do ODS da edição 2019, não corresponde ao valor de 2018 que se encontra na edição desse ano. Efetivamente, o valor 2018 do ISM 2019 corresponde ao valor que teria obtido o município no ISM 2018 com os indicadores utilizados na edição 2019.

Sistema de setas

A partir da edição ISM 2019, disponibiliza-se um sistema de setas para classificar a evolução do município quanto a cada indicador e ODS. O significado das setas, para indicadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o seguinte:

Descrição das setas que indicam o progresso dos municípios para os objetivos de 2030
SetaDescrição
O município está a caminho das metas 2030, e a evolução é suficiente para as atingir
O município está no bom caminho para as metas 2030, mas não conseguirá atingi-las se permanecer com esta evolução
O município não está a realizar progressos significativos para as metas 2030
O município está a dirigir-se no caminho errado relativamente às metas 2030
O município está longe do caminho das metas 2030