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EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
GARANTIR O ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DE QUALIDADE E EQUITATIVA, E PROMOVER OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA PARA TODOS
Pontuação global do ODS 4
Lisboa
Grande Lisboa
Grande Lisboa
Municípios Comparáveis
PORTUGAL
 
Informação não disponível
 
2024
Meta 4.1 - Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
Meta 4.2 - Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo a que estejam preparados para o ensino primário
Meta 4.3 - Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e terciária, incluindo a universidade, com qualidade e a preços acessíveis
Meta 4.6 - Até 2030, garantir literacia e aptidões numéricas a todos os jovens e a uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres
Meta 4.7 - Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Meta 4.c - Até 2030, aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
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A educação de qualidade é a base para melhorar a vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável. Foram feitos grandes progressos na melhoria do acesso à educação a todos os níveis, em particular para mulheres e raparigas. Os conhecimentos básicos melhoraram imenso, mas será necessário redobrar esforços para atingir o objetivo de uma educação universal. Por exemplo, o mundo atingiu a igualdade entre meninas e meninos no ensino primário, mas poucos países atingiram esta meta em todos os níveis de educação.

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Fonte: ONU, https://www.un.org/sustainabledevelopment/education/

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Cálculo da pontuação global do ODS

O valor de cada ODS é a média aritmética dos valores das metas que o constituem. Estes, por sua vez, correspondem à média aritmética dos valores dos indicadores que compõem cada meta.

Os indicadores e metas que compõem o ISM variam entre edições. Por isso, a pontuação global de um ODS numa edição não é comparável com a sua pontuação numa outra edição. Para permitir ao utilizador observar a evolução do município, a cada edição, é calculado novamente a pontuação global do ODS para o ano prévio, com base nas características da edição atual.

A título de exemplo, o valor de 2018 apresentado no gráfico de pontuação global do ODS da edição 2019, não corresponde ao valor de 2018 que se encontra na edição desse ano. Efetivamente, o valor 2018 do ISM 2019 corresponde ao valor que teria obtido o município no ISM 2018 com os indicadores utilizados na edição 2019.

Sistema de setas

A partir da edição ISM 2019, disponibiliza-se um sistema de setas para classificar a evolução do município quanto a cada indicador e ODS. O significado das setas, para indicadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o seguinte:

Descrição das setas que indicam o progresso dos municípios para os objetivos de 2030
SetaDescrição
O município está a caminho das metas 2030, e a evolução é suficiente para as atingir
O município está no bom caminho para as metas 2030, mas não conseguirá atingi-las se permanecer com esta evolução
O município não está a realizar progressos significativos para as metas 2030
O município está a dirigir-se no caminho errado relativamente às metas 2030
O município está longe do caminho das metas 2030