6
ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO
GARANTIR A DISPONIBILIDADE E A GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA POTÁVEL E DO SANEAMENTO PARA TODOS
Pontuação global do ODS 6
Lisboa
Grande Lisboa
Grande Lisboa
Municípios Comparáveis
PORTUGAL
 
Informação não disponível
 
2024
Meta 6.1 - Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável para todos, a preços acessíveis
Meta 6.2 - Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles que estão em situação de vulnerabilidade
Meta 6.3 - Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo para metade a proporção de águas residuais não-tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização, a nível global
Meta 6.4 - Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência no uso da água em todos os setores e assegurar extrações sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água
Fechar

Água limpa e acessível para todos é uma parte essencial do mundo em que queremos viver. Há no planeta quantidade de água suficiente para conseguir este objetivo. Mas por causa de más políticas económicas e de infraestruturas fracas, cada ano, milhões de pessoas, sobretudo crianças, morrem de doenças ligadas à inadequabilidade dos sistemas de abastecimento de água e saneamento.

\r\n

A escassez de água, a baixa qualidade da água e saneamento básico insuficiente têm impactos negativos na segurança alimentar, nas escolhas de vida e nas oportunidades em matéria de educação para as famílias pobres em todo o mundo. A seca afeta alguns dos países mais pobres, piorando a fome e a malnutrição.

\r\n

Fonte: ONU, https://www.un.org/sustainabledevelopment/water-and-sanitation/

Fechar

Cálculo da pontuação global do ODS

O valor de cada ODS é a média aritmética dos valores das metas que o constituem. Estes, por sua vez, correspondem à média aritmética dos valores dos indicadores que compõem cada meta.

Os indicadores e metas que compõem o ISM variam entre edições. Por isso, a pontuação global de um ODS numa edição não é comparável com a sua pontuação numa outra edição. Para permitir ao utilizador observar a evolução do município, a cada edição, é calculado novamente a pontuação global do ODS para o ano prévio, com base nas características da edição atual.

A título de exemplo, o valor de 2018 apresentado no gráfico de pontuação global do ODS da edição 2019, não corresponde ao valor de 2018 que se encontra na edição desse ano. Efetivamente, o valor 2018 do ISM 2019 corresponde ao valor que teria obtido o município no ISM 2018 com os indicadores utilizados na edição 2019.

Sistema de setas

A partir da edição ISM 2019, disponibiliza-se um sistema de setas para classificar a evolução do município quanto a cada indicador e ODS. O significado das setas, para indicadores e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o seguinte:

Descrição das setas que indicam o progresso dos municípios para os objetivos de 2030
SetaDescrição
O município está a caminho das metas 2030, e a evolução é suficiente para as atingir
O município está no bom caminho para as metas 2030, mas não conseguirá atingi-las se permanecer com esta evolução
O município não está a realizar progressos significativos para as metas 2030
O município está a dirigir-se no caminho errado relativamente às metas 2030
O município está longe do caminho das metas 2030